Por que trabalhar em coworking é tão vantajoso?

Mais do que uma estrutura física de trabalho compartilhada, o espaço de coworking pode ser considerado uma rede criadora de laços e de compartilhamento de ideias. Não é à toa que grandes empresas, como Google, Itaú e Coca-Cola, incentivam a utilização e a implantação desse tipo de ambiente.

A Google foi responsável pela criação de um espaço de coworking em São Paulo, enquanto o Itaú patrocinou a construção do Cubo, escritório compartilhado que incentiva empreendedores de diversas áreas. A Coca-Cola, por sua vez, estimulou alguns de seus colaboradores a trabalhar em um coworking localizado em Atlanta. Até corporações reconhecidas mundialmente têm consciência dos enormes ganhos proporcionados pela organização desse universo de trabalho.

Além da possibilidade de conhecer novos profissionais e formar parcerias, trabalhar em espaço de trabalho compartilhado reduz custos de investimento em um local de trabalho, é versátil – podendo também se transformar em um espaço para eventos, cursos ou reuniões – assegura um endereço comercial fixo e ainda apresenta ótimo custo benefício para aumentar seus lucros. Neste artigo, explicamos quais os maiores benefícios de se trabalhar em coworking.

Você evita gastos desnecessários e ganha tempo

Seguindo a máxima de que tempo é dinheiro, o espaço de coworking auxilia na preparação de um ambiente de trabalho de maneira ágil e com redução de custos. Para se ter uma ideia, um ponto comercial demanda pagamento de aluguel ou de parcelas de compra, gastos com mobília, limpeza e contas de energia elétrica e água, sem contar toda a burocracia envolvida no processo.

Em escritórios compartilhados, por sua vez, os recursos são divididos entre os usuários do espaço, os contratos são firmados de acordo com sua necessidade: não é como nos casos de aluguel, por exemplo, com locação por um ano, no mínimo. Podem ser feitos acordos mensais e adaptáveis ao tamanho do seu negócio. Assim, você conta com instalação rápida e ótimo custo benefício, podendo se concentrar no corebusiness.

Também existe a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades do seu negócio. É possível escolher salas privativas ou áreas compartilhadas, além de ter acesso a salas de reunião de acordo com a quantidade de participantes. O ambiente de trabalho é agradável e completo, com todos os serviços essenciais necessários para começar a trabalhar.

Você aumenta a produtividade em um ambiente criativo

Apesar de o custo ser crucial na hora da escolha de um espaço de trabalho, o clima do ambiente também é um ponto importante, pois não há produtividade que sobreviva a um local desorganizado e tumultuoso. A atmosfera de um coworking remete ao lado acolhedor e tranquilo de casa, tornando o local propício para a dedicação e concentração total nas tarefas.

As diferentes alternativas oferecidas são modeladas de acordo com o perfil do cliente: caso goste de espaços silenciosos na hora de trabalhar, as salas privativas são ideais. Agora, se prefere dividir espaço e produzir lado a lado com outras pessoas, o escritório compartilhado é a escolha certa. Também existe a opção de mesclar os dois tipos de local, para os mais dinâmicos e que demandam versatilidade.

work-point-coworking-vantagens-trabalhar-bh

(Trabalho em equipe no Work Point Coworking em BH)

Espaços de trabalho compartilhados também contribuem para o desenvolvimento da criatividade, pois, ao se relacionar com profissionais de outras áreas, é possível conhecer novos pontos de vista, que muitas vezes colaboram com soluções inovadoras para determinado problema. Happy hours e eventos organizados no coworking favorecem essa rede de contatos de maneira leve e espontânea.

Com a consolidação de relações no local de trabalho, você comemora as vitórias dos novos colegas e ainda se mantém motivado espelhando-se em suas conquistas.

Trabalhar em coworking é ter acesso a serviços essenciais

Ao decidir por um espaço de coworking como estação de trabalho, além da agilidade de instalação e possibilidade de interação entre os usuários, também estão incluídos serviços essenciais como recepcionista e secretária, linha própria de telefone, endereço fixo, gerenciamento de correspondência e internet de alta qualidade. Além disso, você possui garantia de um espaço climatizado e organizado – onde a regra vigente é o minimalismo, sem acúmulos desnecessários – e serviço diário de limpeza.

No caso do Work Point Coworking, você ainda se beneficia da presença de plantas e áreas verdes no estabelecimento que, segundo estudo realizado pela Universidade de Queensland, podem aumentar a produtividade de profissionais em até 15%.

Para descobrir outras vantagens de trabalhar em coworking e receber oportunidades de eventos e promoções, assine nossa newsletter e junte-se a nós.


Da redação Coworking Review | Work Point Coworking Belo Horizonte: Sempre pronto para você trabalhar e receber os seus clientes.

Category: Conexão e serviços Tags: , , , , , , ,
Leave a Comment