No post de hoje, entenda mais sobre um espaço de coworking e porque ele representa o que há de melhor no mercado de trabalho

Entre trabalhar sozinho em casa e se perder na bagunça da empresa, qual é a melhor solução? Acreditamos que nenhuma delas.

Os escritórios compartilhados tornaram-se uma tendência no mercado mundial, mas nem todos sabem exatamente do que se tratam esses espaços. Chamados também de coworkings, são mais do que salas divididas entre pessoas. Na verdade, representam uma mudança de paradigma no mercado de trabalho do século XXI.

Como aponta uma matéria da revista Harvard Business Review, grandes empresas têm procurando espaços de trabalho alternativos para que seus funcioários sejam mais produtivos. A intenção é que, fora dos escritórios convencionais, os custos com estrutura sejam reduzidos e os profissionais encontrem métodos mais eficientes para executar suas tarefas. Para alguns, a solução é exercer suas funções em casa, enquanto para outros o ideal é trabalhar em mesas compartilhadas. Em suma, esse movimento de fuga dos escritórios tradicionais aponta que as organizações rígidas de espaço trabalho nem sempre compõem o ambiente mais propício para todos os tipos de profissionais.

Estações 2

As salas podem ser usadas exclusivamente por uma equipe ou serem compartilhadas por diferentes profissionais.

Uma das alternativas para esse novo modelo de mercado de trabalho são os espaços colaborativos, onde trabalhadores de diferentes áreas compartilham o mesmo espaço. Idealmente, os coworkings são locais preparados para receber variados tipos de profissionais, oferecendo uma estrutura completa para que eles possam trabalhar. Internet, telefone, impressoras, mesas e outros equipamentos necessários para o funcionamento de um escritório estão disponíveis para aqueles que escolhem o local como o seu espaço de trabalho.

Apesar de ter surgido em meio aos profissionais autônomos e freelancers, os espaços de coworking hoje também recebem empreendedores, pequenas empresas e até funcionários de grandes corporações. São vários os motivos que os fazem escolher os coworkings e hoje vamos falar sobre um deles: a combinação ideal de privacidade e colaboração.

A tecnologia está presente no mobiliário premium, iluminação em LED, rede cabeada, Wi-fi, ar condicionado e muito mais.

O melhor dos dois mundos

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos durante a década de 80 demonstrou que a maior parte dos profissionais questionavam a falta de um espaço silencioso para se concentrar. A consequência foi a criação dos escritórios divididos em cubículos, onde cada pessoa tinha seu espaço para focar em suas tarefas.

Dez anos depois, 50% dos profissionais afirmavam a necessidade de conexão com outras pessoas, enquanto 40% pediam por interação social. O resultado foi a retirada de boa parte das barreiras físicas, reunindo equipes inteiras em uma sala. Aparentemente, as consequências foram, mais uma vez,  problemas de produtividade.

Ainda que uma tarefa exija intensa colaboração entre os membros de uma equipe, é preciso balancear os momentos de trabalho individual e em conjunto. Isso se dá pois, mesmo que as decisões sejam realizadas em grupo, as ações como absorção de ideias e execução de tarefas podem exigir estados de solitude. Neste sentido, os espaços de coworking se mostram como uma solução para associar autonomia individual com colaboração. Os bons escritórios compartilhados oferecem estrutura para que os profissionais tenham seus momentos de individualidade, sem perder os laços da comunidade quando estes se fazem necessários.

No Work Point, por exemplo, os profissionais trabalham nos ambientes compartilhados, mas em mesas exclusivas, onde podem alocar seus computadores, arquivos e materiais de papelaria. E ao mesmo tempo, dispõem de duas salas de reunião onde podem reunir com clientes, discutir temas importantes, tomar decisões ou realizar outras tarefas que exijam privacidade. Localizado em Belo Horizonte, o Work Point Coworking oferece também salas privativas, consultórios para atendimento personalizado, cozinha e área externa, possibilitando aos profissionais que desfrutem do melhor espaço possível para executar suas tarefas.

Você se interessou-se pelo nosso espaço? Marque uma visita e venha conhecer nossos planos e serviços!


Da redação Coworking Review | Work Point Coworking Belo Horizonte.

Category: Conexão e serviços Tags: , , ,
Leave a Comment