Comunidade, inovação e sustentabilidade: escritórios compartilhados são a tendência do futuro

Um estudo realizado em 2017 pelo Coworking Brasil revelou detalhes importantes sobre o cenário dos escritórios compartilhados no país. De acordo com a pesquisa, o Brasil possuía 810 espaços de coworking até fevereiro deste ano. Em 2015, não eram nem um terço disso. Os dados mostram que a cultura dos escritórios compartilhados chegou ao Brasil com toda a força e deve se tornar cada vez mais relevante no mercado empreendedor.

Além de serem uma tendência na economia brasileira, os escritórios compartilhados representam uma mudança na forma como os novos negócios estão se construindo. É possível perceber o surgimento de uma nova cultura profissional onde há uma clara relação entre um bom ambiente de trabalho e o sucesso de um negócio.

Os espaços de coworking são protagonistas desse contexto, pois resumem alguns dos principais elementos que caracterizam a nova cultura organizacional. É possível encontrar nos escritórios compartilhados fatores necessários para o sucesso de um negócio que acompanham as tendências do mercado moderno: criação de comunidade, inovação e sustentabilidade.

Comunidade

Evento Work Point Coworking BHUma matéria publicada pela Harvard Business Review conta que um dos elementos principais do sucesso dos espaços de coworking é a criação de redes entre os diferente profissionais. O antigo modelo de escritório totalmente focado na eficiência, caracterizado por mesas pequenas, design mal elaborado, sem qualquer outro cuidado com o ambiente, não funcionam mais. O mercado internacional já percebeu que é mais lucrativo e poderoso ter seus funcionários trabalhando em uma atmosfera dinâmica, que ajuda a criar de laços entre profissionais de diferentes áreas.

Mas por que é tão importante nutrir a criação dessas comunidades? A matéria explica que estar em contato com profissionais de backgrounds diferentes é uma chave valiosa para manter-se atualizado e gerar relações promissoras. Ao trabalhar em um coworking você pode acabar descobrindo que o profissional de TI que sua empresa precisa para solucionar aquele problema está sentado logo ao seu lado.

Inovação

Mastertech no Work Point Coworking em BH

É claro que inovação está em ter equipamentos de última tecnologia disponíveis, mas também está na forma como o próprio design dos escritórios compartilhados são elaborados. Em uma entrevista da enterpreneur.com, o arquiteto norte-americano Barry Svigals explica que um design inovador é essencial para o sucesso dos negócios de hoje. É preciso que ele seja focado nas necessidades do funcionários, estimulando elementos como a cooperação, a colaboração, a inspiração, etc.

Os coworkings são um reflexo do sucesso dessa nova cultura de trabalho. O ambiente dinâmico dos escritórios compartilhados favorecem até mesmo a geração de novas ideias, que podem no fim das contas alavancar seu negócio. É inovação no espaço gerando inovação no trabalho.

Sustentabilidade

Reunião 2 bO ideal do compartilhamento é fundamental no conceito por trás dos espaços de coworking. Este é um dos motivos que os escritórios compartilhados andam de mãos dadas com a sustentabilidade. No Work Point Coworking, em Belo Horizonte, por exemplo, todos dividem os espaços, os recursos tecnológicos e até a cozinha. Vários profissionais podem usar o mesmo projetor para realizar suas reuniões, eliminando assim necessidade de comprar um aparelho para cada um.

Mas a sustentabilidade nos coworkings não está presente apenas no uso compartilhado dos recursos, que evita o desperdício e promove a sustentabilidade. Ela está também na própria concepção do negócio, pois o coworking permite aproveitar os espaços disponíveis na cidade, surgindo com uma resposta a problemas como a verticalização dos centros urbanos. Assim, pode-se dizer que os coworkings representam um modelo de negócio focado em possibilitar o desenvolvimento econômico, levando em consideração os recursos naturais disponíveis e se preocupando com o futuro.

 

 

Category: Conexão e serviços Tags: , , , ,
Leave a Comment