As singularidades em meio às diferenças: por que o entusiasmo é importante para qualquer negócio

Quando há um propósito, é muito mais fácil chegar longe. Ter em mente quais são os objetivos do seu negócio, dos possíveis impactos para os clientes e até para a população em geral já é meio caminho andado. Quando apoio e parceria se unem a essa convicção, as bases para a construção de um negócio se tornam bem estruturadas. E todas essas características possuem um valor enorme para as empresas e negócios atuais.

“O ponto de partida de qualquer conquista é o desejo” – Napoleon Hill

Já são alguns anos convivendo com diferentes perfis de profissionais e de negócios, observando de perto a criação de empreendimentos e ideias em um ambiente multifacetado. O que mais nos instiga é o caráter inovador e cheio de significado desses negócios. São várias atividades que, em um primeiro olhar, parecem desconexas, mas que possuem em comum os objetivos de desenvolvimento constante e da busca por novas perspectivas.

Foi pensando nisso que decidimos compartilhar histórias de dois diferentes tipos de negócios com os quais temos contato há algum tempo e que sempre nos inspiraram de alguma forma, seja pela visão que possuem do próprio negócio, pela habilidade em oferecer soluções ou simplesmente pela maneira envolvente de contar sobre suas profissões.

Otimização é a palavra-chave para o desenvolvimento

O ano é 2018. Geladeiras que avisam quando deve ser a próxima visita ao supermercado, robôs que literalmente varrem a casa, e dispositivos que permitem que um cego “ouça as cores” são tecnologias dignas de filmes de ficção científica que já se tornaram reais. Mas ainda se observa, no universo corporativo, uma quantidade imensurável de recursos desperdiçados, riscos não calculados e falta de estratégia.

Por isso, é enorme a importância da inovação para os negócios. É preciso pensar em soluções eficazes para problemas que parecem superados, mas que na realidade nunca foram sequer resolvidos. É aqui que entra a história de Bernardo Furtado, primeiro consultor brasileiro da N-side, onde trabalha desde 2014.

Fundada em uma pequena cidade da Bélgica, em 2000, a N-side oferecia soluções principalmente para siderúrgicas. Logo depois, foi atrás de novos cenários e hoje atua em dezenas de países e conta com escritórios na Bélgica, Estados Unidos e Brasil, contando com 80 funcionários, além de expandir-se para a indústria farmacêutica. Como o próprio slogan da empresa, “Optimizing your decisions”, afirma, o objetivo é melhorar e otimizar os processos de outras empresas, oferecendo consultoria e diferentes soluções a partir do uso de tecnologias avançadas de análise.

Foto-480

Bernardo Furtado (à esquerda) e Marco Túlio Reis (ao lado) durante Happy Hour no Work Point

Observando o desenvolvimento da empresa, Bernardo viu a necessidade de contratar outra pessoa em solo brasileiro para auxiliar nos negócios. Foi assim que Marco Túlio Reis também se tornou colaborador da N-side. Tendo realizado trabalho remoto em casa durante todo esse tempo, os dois decidiram que era hora de trocar o ambiente de casa por um espaço que fornecesse toda a infraestrutura que precisavam.

Após algumas pesquisas, concluíram que o coworking era a melhor opção, e o Work Point se mostrou um local bastante propício devido à tranquilidade, localização e conforto oferecidos. Assim, Marco Tulio e Bernardo passaram a atender clientes em um espaço corporativo com toda a infraestrutura desejada, além de ter a produtividade melhorada, a partir do acesso a um local de trabalho com clima adequado para a concentração.

Descoberta do verdadeiro encanto pela comida

Alimentos são sinônimo de força e energia. A alimentação é uma ação essencial para qualquer ser humano. E foi a busca incessante pelo real significado de alimentação saudável que levou Iara Lamas, nutricionista e coaching, a investigar os comportamentos que fazem com que as pessoas criem maus hábitos com os alimentos, como compulsões, e estudar como seria possível resolvê-los.

Foi na prática de coaching que a profissional descobriu o poder de unir o trabalho do comportamento à reeducação alimentar. Era preciso parar de focar apenas nos alimentos e envolver a nutrição em todas as áreas da vida do paciente. Assim, foi possível visualizar a relação entre o planejamento de vida, administração de tempo e disciplina e as práticas alimentares.

happy 3

Iara Lamas (ao centro) no Dia da Pizza realizado em 2017 no Work Point

Com acompanhamento frequente e atencioso, os resultados mostrados pelos pacientes foram surpreendentes. Entre os ganhos, encontram-se a melhor relação com a comida, seja na preparação, na companhia e interação social, e no cuidado ao preparar alimentos frescos, além de maior disposição e até a perda de peso, em casos de desejo de emagrecimento. Tudo isso gera mais prazer com o ato de se alimentar.

Um casal atendido pela nutricionista é um bom exemplo desse tipo de mudança: os novos hábitos alteraram não só a alimentação, como a relação do casal. Memórias afetivas começaram a ser construídas e os dois descobriram o prazer de cozinhar e saborear os alimentos juntos.

A profissional, depois de conhecer um grupo de estudos que acontecia dentro do Work Point, viu que poderia trocar o trabalho solitário e burocrático de um consultório particular por um espaço de compartilhamento de ideias e preparado para receber clientes em salas bem equipadas, o que aconteceu em 2016. A decisão não poderia ter sido melhor: de acordo Iara, 2017 foi um dos melhores anos para sua área profissional e a cada dia se vê mais fascinada por seu trabalho e por seus pacientes.

Quando mais é sinônimo de melhor

A vontade de crescer e a clareza de propósitos, qualidades apresentadas pelas duas histórias contadas neste texto, são bases essenciais para a construção bem sucedida de um empreendimento. Somos apoiadores incondicionais de negócios inspiradores, não importa de qual área seja. Por isso, oferecemos uma infraestrutura completa de coworking para que, além do acesso a vários benefícios desse tipo de ambiente de trabalho, você possa se concentrar no core business e se desenvolver cada vez mais.

Somos bastante otimistas e acreditamos que até pequenos negócios podem, sim, transformar o mundo. Construir esse ambiente leve e repleto de experiências agradáveis é um trabalho árduo, diário e realizado em conjunto. Mas também acreditamos que, se fosse fácil, que graça teria?

Category: Conexão e serviços, coworking
Leave a Comment