4 cursos online focados em Desenvolvimento Pessoal

Trabalhar em tempo integral, manter uma alimentação saudável, dar atenção para a família e amigos, cuidar da limpeza da casa e ainda fazer exercícios físicos regularmente. O checklist não tem fim e, no meio dessa rotina conturbada, parece não sobrar tempo para se organizar e desenvolver novas competências pessoais.

As tarefas e responsabilidades só aumentam, e saber administrar o tempo é essencial para conseguir se desenvolver e se manter sempre atualizado, seja na sua área profissional ou em outras. Os cursos online surgiram para suprir a necessidade de quem está sempre atarefado, mas que também deseja estar em constante aprendizagem (ainda que o tempo não colabore).

Seja na área de desenvolvimento pessoal, científica ou de humanas, é possível se dedicar em horários flexíveis, os conteúdos ficam mais tempo acessíveis, e você ainda tem a chance de fazer cursos das maiores universidades do mundo. No artigo de hoje, te mostramos algumas possibilidades de aprendizado remoto para você que deseja dar um up na vida pessoal.

Leading from the Emerging Future ou Como dar a volta por cima

O curso Leading from the Emerging Future aborda a metodologia da Teoria U, a qual pode ser implementada tanto na vida profissional quanto pessoal. Desenvolvida por Otto Scharmer, professor do MIT, a proposta é entrar em uma jornada – com início, meio e fim, por isso o formato de U – e estar em constante questionamento sobre qual o melhor futuro para determinada situação. Apesar de o curso exigir bastante, a carga horária é de 5 horas por semana, a serem utilizadas quando for mais conveniente para você. Constantemente são formadas novas turmas, que podem contar com milhares de participantes em cada edição, e a participação nos fóruns é uma ótima fonte de ideias. Também é possível se inscrever no curso sem a formação de turmas, e o conteúdo fica acessível para você estudar quando quiser. Além disso, o curso é gratuito e só é preciso pagar pelo certificado.

Organizando as finanças pessoais com a Fundação Getúlio Vargas

Uma das mais renomadas instituições de ensino do país, a Fundação Getúlio Vargas oferece vários cursos online, tanto na área pessoal, quanto na área profissional, e o melhor de tudo: todos os cursos são gratuitos! Para quem quer aprender sobre planejamento financeiro familiar ou se inserir no universo dos investimentos, a FGV, em parceria com a seguradora Icatu, desenvolveu cinco cursos voltados para finanças pessoais de até 12h cada para quem deseja economizar, lidar com dívidas e se planejar melhor. Você pode ter acesso aos conteúdos quando quiser e a declaração de participação é emitida após o teste final dos cursos.

Organizando a vida com Thais Godinho

Master Trainer no Brasil do método de organização GTD (Getting Things Done, do David Allen), Thais Godinho ministra diversos cursos de organização pessoal presenciais e online. Todos os anos, o curso “Organize-se em” é atualizado com novas ferramentas e pretende melhorar a organização em todos as áreas da vida, permitindo uma vida mais centrada, proveitosa e sem stress. Seu conteúdo conta com vídeos explicativos de curta duração e exercícios a serem praticados no cotidiano, com o objetivo de formar novos hábitos gradualmente. É um curso que possui conteúdo denso, mas que demanda poucas horas por semana de estudo em si. São as reflexões e aplicações no dia a dia que exigem mais esforço e disciplina.

Aprendendo a aprender no Coursera

Desde que nascemos, estamos em constante processo de aprendizagem: precisamos nos comunicar, identificar perigos, suprir necessidades e nos desenvolver como seres humanos. O aprendizado parece ser uma atividade intrínseca aos humanos, mas ter conhecimento sobre os processos envolvidos na aprendizagem podem transformar sua perspectiva. No curso Aprendendo a Aprender, criado pela Universidade da Califórnia e compartilhado na plataforma do Coursera, Dra. Barbara Oakley e Dr. Terrence Sejnowski explicam como o cérebro trabalha para aprender e como desenvolvê-lo para aprender cada vez mais. Temas como procrastinação e memorização também fazem parte da programação do curso, que conta com videoaulas, exercícios, fóruns e uma grande carga bibliográfica.

Da redação Work Point | Redação: Bárbara Kapitizki | Fotografias: Gustavo Dragunskis | Supervisão: Fábio Machado | Work Point Coworking Belo Horizonte: Sempre pronto para você e seus clientes.

Category: ambientes e serviços, Conhecimento, coworking, Produtividade, Technology, Web
Leave a Comment